sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Relógio/Voltímetro para carro.

        Fiz a heresia de não ter som no possante, assim a baia vaga do mesmo foi aproveitada para por dois conversores para 5V com dois conectores USB cada um e no meio, um voltímetro.


Modelo que comprei.

Foto do anúncio com o conversor e voltímetro ligados. Os LEDs dos conversores USB/5V foram trocados por brancos para não destoarem da iluminação original do carro. 
O kit vem parecido com este, mas com espelho de três lugares.

Vista superior da placa do voltímetro.

Vista inferior da placa do voltímetro.
        Preciso de pelo menos três tomadas USB no carro, uma para a câmera veicular, uma para meu celular quando uso GPS e outro para o celular do carona (quem tem mulher sabe como é). Montei tudo usando o conector do som incluso no carro, não precisando fazer nenhuma alteração na fiação original. Tudo funcionando, mas me incomodou o voltímetro: é muito brilhante à noite e faz poucas amostragens por segundo. Parti então para fazer o meu próprio voltímetro, mais preciso e realizando mais amostragens por segundo. O primeiro problema foi o tamanho do display:

Detalhe mostrando o tamanho do display no suporte do voltímetro.

        Precisava de um display de 4 ou 5 dígitos para mostrar a hora, mas o suporte do voltímetro só cabe um display de 3 dígitos. Procurando por displays que coubessem, só consegui um: um bubble display da HP modelo 5082-7405.
Comparação entre o display HP5082-7405 e o do voltímetro.

Cheguei a considerar este display, mas é caríssimo e ficaria muito ruim de mostrar as horas pois só tem 4 caracteres.
Lado inferior da placa.
Lado superior da placa.
Display com sua placa montado no suporte.

Placa conectada ao display.


Esquemático.
        Outro problema que tive foi o gerenciamento de energia, pois para manter a hora, o PIC16F1825 precisa estar ligado na bateria. Para manter o consumo de corrente abaixo de 1mA, ao perceber a ignição desligada, o microcontrolador põe o IC MAX7219 em shutdown e fica em SLEEP, somente acordando a cada meio segundo para contar a hora ou quando a ignição é ligada. Ao ligar a ignição, o firmware mostra a tensão da bateria, independente da última seleção pois é muito útil saber a tensão antes e depois de ligar o motor. Quando a ignição está ligada, o microcontrolador não entra em SLEEP e amostra a tensão 62,5 vezes por segundo, fazendo uma média de 16 amostragens e assim atualizando o display com o valor da tensão 4 vezes por segundo aproximadamente. Depois de 125 segundos, o firmware muda automaticamente para hora. Para alternar entre hora/tensão, pressiona-se o pequeno botão vermelho ao lado do display e para ajustar a hora, pressiona-se por mais de 2 segundos, entrando no modo de ajuste.

Mostrando a hora.
Mostrando a tensão da bateria.

Mostrando a tensão com as luzes noturnas ligadas.

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