segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Teste do sensor de pressão atmosférica HP203B.

        Os sensores de pressão atmosférica da Bosch (BMP180 por exemplo) são muito bons porém requerem cálculos complexos para se chegar no valor final (há várias constantes de compensação), sendo difícil de implementar isso em um microcontrolador básico. Felizmente, há agora os sensores da HopeRF que disponibilizam o resultado pronto com as devidas compensações, sem necessidade de pós-processamento. Testei o HP203B, que tem interface I²C e são disponibilizados em encapsulamento SMD.
        Futuramente, este sensor será incorporado ao relógio com display I²C (ver posts anteriores) para que se tenha uma previsão de chuvas através de um histograma com 80 valores.

HP203B montado na placa visto por cima, note o furo na tampa metálica para permitir a medição de pressão.

HP203B visto por baixo bem como as conexões na placa.

        Para o teste, usei um PIC16F1503 com um display OLED de 128x64 para mostrar os valores de temperatura e pressão, bem como os bits dos registradores de status.

Firmware lendo os valores do HP203B:
ALT: Offset da altitude;
PAH: Limite superior de Pressão/Altitude;
PAM: Limite intermediário de Pressão/Altitude;
PAL: Limite inferior de Pressão/Altitude;
TH: Limite superior de Temperatura;
TM: Limite intermediário de Temperatura;
TL: Limite inferior de Temperatura;
EN: Bits de habilitação dos limites de Temperatura/Pressão/Altitude;
CFG: alguns bits de status e configuração;
TMP: Temperatura (em °C x 100);
PRS: Pressão (em hPa x 100);
        Após o teste com a placa de testes com o PIC16F1503, montei uma placa específica com o PIC12F1840, usando um display de celular antigo (Motorola C115, com interface I²C), implementando um histograma com 80 valores em intervalos de 1/2 hora totalizando 1 2/3 dias, cujos valores ficam entre 1000 a 1031hPa. Com este histograma pode-se acompanhar a variação da pressão atmosférica, que quanto maior a variação decrescente, maior a probabilidade de chuva. De forma inversa, uma variação crescente indica melhora nas condições do tempo.

Placa com o HP203 conectado.
Display com o histograma. Cada pixel é um valor e ao lado é último valor lido sem a parte decimal e menos 1000hPA, ficando assim entre 0 e 31.


Nenhum comentário:

Postar um comentário