sexta-feira, 28 de abril de 2017

Conserto e modificação para VGA/HDMI/TV do monitor AOC LM722 de 17".

        Ganhei este monitor AOC LM722 de 17". Seu defeito era o backlight que não acendia todas as quatro lâmpadas. Geralmente monitores com backlight de lâmpada de cátodo frio (CCFL) usam uma ou duas lâmpadas, mas este usa quatro!
        Como estava sem tempo para consertar a placa fonte e por esta estar com capacitores vazados e áreas enegrecidas, resolvi comprar uma nova por R$40,00. Troque a antiga pela nova e tudo funcionou perfeitamente, mas um monitor com somente entrada VGA não tem utilidade para mim.           Como a placa que converte VGA/HDMI/TV/Vídeo composto para LVDS que havia comprado recentemente não funcionou direito em nenhuma de minhas telas LCD, resolvi tentar na tela deste monitor e para minha surpresa funcionou perfeitamente. Achei que não funcionaria, pois esta tela usa um arranjo LVDS incomum para uma resolução tão baixa: dois canais LVDS com quatro linhas de dados totalizando dez pares de comunicação (oito de data e dois de clock)!

Foto do anuncio da placa que comprei. Assim como as anteriores, esta possui a seleção da resolução da tela e bits por cor através de jumpers. Ela tem entrada VGA, HDMI, Vídeo composto e TV apenas analógica. Tem também um amplificador de áudio integrado.
Vista inferior. Note a tabela de seleção.

Controle remoto e sensor infravermelho inclusos.

Controle que veio, em chinês!
Chassis do monitor. Note a placa de controle antiga com entrada VGA em cima da outra para se ter ideia da gambiarra feita. Ao lado, a nova placa fonte.
Detalhe da placa fonte, onde foram retirados os conectores de headphone e das lâmpadas. Os fios foram soldados diretamente à placa, pois a antiga tinha dois conectores derretidos.
Placa instalada no chassis através de quatros postes de parafusos sendo alimentada pelos 12V da placa fonte.
Vista dos conectores. Testei o conector USB com um pendrive mas não aconteceu nada, acho que é para atualizações de firmware somente.
Detalhe do conector LVDS: alimentação da tela (5V), GNDs e os 10 pares de comunicação LVDS.
Teclado original do monitor onde foram retirados os alto falantes (são agora ligados diretamente a placa de controle) e adaptado o sensor infravermelho do controle remoto.
Tampa traseira onde foi retirado este pedaço para caber a nova placa. Também tive que cortar uma parte da blindagem que fica em cima da duas placas.
Com a tampa fechada. Ficou horrível, mas não havia outra maneira. Note os cabos VGA e HDMI saindo pelo lado.
Monitor em ação (HDMI, 1280x1024) mostrando a inicialização do Raspberry PI. O sensor de controle remoto ficou do lado do LED azul, abaixo do botão transparente POWER ao centro e funciona bem!
Menu de seleção de entrada.
Menu de ajustes dos parâmetros da tela com brilho e contraste.
Menu do som.
Menu de opções.
Menu de sleep timer.
Menu da TV.



Nenhum comentário:

Postar um comentário