quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Medidor de corrente e tensão com INA219, versão MSP430G2230

        O primeiro medidor de corrente e tensão com INA219 que fiz (de fato o primeiro IC específico para esta função que testei) não funcionou satisfatoriamente pois a montagem foi feita em placas separadas e sem os devidos cuidados em relação ao caminho dos sinais analógicos, algo crítico para este IC. Assim fiz esta placa com tudo integrado, e agora que tenho mais experiência com os microcontroladores  MSP430, usei o MSP430G2230, o menor da família. Para o display, usei aquele OLED um pouco maior que os adaptadores SOIC-DIL usados neste medidor. Também disponibilizei um header de três pinos para selecionar a alimentação que pode ser externa (bateria de Li-ION) ou vinda do barramento a ser medido, isso resolve o problema de medir tensões abaixo de 3V e de medição onde o consumo de energia da própria placa pode interferir no resultado. O regulador de tensão, usei o LM2936MP-3.3, com uma corrente quiescente extremamente baixa, suporta 40V na entrada e aguenta ser ligado com a tensão de entrada invertida. Os bornes continuam os mesmos das outras placas de medição.

Placa com os ICs removidos. Há um header de três pinos para selecionar a alimentação que pode ser externa ou vinda do barramento a ser medido.
Vista inferior. Note o resistor shunt de 200mR, 10 a 20 vezes maior que costumo usar pois este medidor é para correntes de até 3A e tensões até 24V. Note também o diâmetro dos fios no caminho da corrente a ser medida para minimizar perdas. Usei mais componentes de filtragem como os dois capacitores de tântalo bem como o indutor SMD para filtrar a entrada de alimentação.
Medidor em ação sendo alimentado por uma bateria externa e medindo 0V. Note que agora o offset é bem menor e estável, dentro da tolerância do INA219. De cima para baixo: tensão no shunt em dezenas de microvolts (o ponto decimal está errado), tensão do barramento, potência, corrente no barramento.
Medidor em ação sendo alimentado pelo barramento com uma carga (a alimentação da placa vem do borne de entrada, assim não está afetando a medição nesta caso). Se você já jogou no ATARI2600, vai achar o estilo dos caracteres familiar pois usei a mesma fonte usado na maioria de seus jogos.










Um comentário:

  1. Olá! O senhor poderia me mandar um fragmento de código em C demonstrando como usar um PIC16F1824 ou similar para acessar um INA219? Estou há dois dias tentando fazer isso. Consigo me comunicar com o INA, consigo ler e escrever o registro de configuração dele sem problemas, mas quando leio o registro de voltagem, sempre retorna 0, mesmo o circuito estando corretamente alimentado com 5 volts. Sinceramente não sei mais o que pode ser, pois como eu disse, existe comunicação bem sucedida entre o PIC e o INA, mas este último parece não estar convertendo voltagem nenhuma, como se o ADC não estivesse funcionando ou coisa do tipo.
    Muito obrigado, e parabéns pela sua competência!

    ResponderExcluir