quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Coleção de processadores antigos.


Minha coleção de processadores antigos, primeira parte:

Vários Intel 486, um Intel 387 (coprocessador aritmético ao lado de um concorrente da ULSI).

AMD Am5x86 (um 486 que operava a 133MHz, tinha 16KB de cache write-back e foi a alegria de muitos que tinha uma placa socket-3 e pouco dinheiro) e AMD 486 com 8 KB de cache write-back.
486s da Cyrix e um "686" (concorrente do clássico Intel Pentium com alguns méritos e algumas incompatibilidades). A Cyrix não possuía fábrica própria, apenas fazia o projeto do processador. assim outras empresas fabricavam o processador como a IBM, ST Microeletronics e Texas Instruments. Montei mutos computadores com estes processadores, principalmente com o "verdinho" que tinha um custo/benefício imbatível.

Raridades: um Intel Overdrive (486 com regulador de tensão integrado para placas que só dispunham de 5V), um Cyrix 486DLC para placas de 386 fabricado pela Texas Instruments (este dispunha de cache L1 e o Intel 386 não, além de operar a 40MHz), e um raríssimo Winchip C6 da IDT (único concorrente do Pentium clássico 100% compatível).

Detalhe do regulador linear de tensão do Intel Overdrive, uma profissional gambiarra.


K6 e K6-2 da AMD. Aqui tem um raro modelo, o K6-2+, primeiro processador a incorporar o cache L2 no chip de silício (este vinha com 128kB).

Não é obviamente um processador, mas esta SoundBlaster AWE64 Gold me deu muitas alegrias. Poder ouvir MIDIs com o sintetizador e banco de instrumentos dela era revolucionário na época. A qualidade do hardware era muito acima da média.

Um comentário:

  1. Olá, teria interesse em vender um dos processadores (5x86 Cyrix/IBM)? E a placa de som?

    ResponderExcluir