quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Medidor de Tensão/Corrente/Potência com o INA219

        Como havia comentado no post anterior, a Texas Instruments lançou uma linha de ADCs com interface I²C específicos para medir corrente e tensão de forma muito simples. Este projeto é baseado no INA219, que mede a tensão, corrente (nos dois sentidos) e calcula a potência. Ele usa um resistor shunt de valor muito baixo, da ordem de mili-ohms. No meu projeto usei um de 0,020R SMD retirado de uma placa de notebook. Os medidores de carga da bateria nas placas de notebook usam muitos estes resistores de precisão e baixíssima resistência.
       O medidor usa um display OLED, com o controlador Solomon Systech SSD1306, com interface ajustada para I²C e um MSP430G2230 para controlar tudo.
        Neste projeto há duas placas, uma com o microcontrolador e display e outra com o INA219. O INA219 está disponível com encapsulamento SOIC-8 ou SOT23-8, ganhei amostras deste último, assim fiz um adaptador para DIP.

Placa com o MSP430G2230 e regulador de 3,3V embaixo do mesmo e com o display OLED desconectado.
Pinagem da placa com o MSP430G2230, que pode ser usada para outras finalidades.


Placa do INA219 adaptado para DIP, mostrando o sentido da corrente. Se usa-lá circulando uma corrente contrária ao indicado, o INA219 mostrará uma corrente negativa.

Placa do INA219 no lado inferior, mostrando o shunt SMD de 20 miliohms retirado de uma placa de notebook.

INA219 em ação. Note que a alimentação vem da placa do mesmo. Os valores indicados são respectivamente de cima para baixo:
- Tensão através do shunt, 10uV LSB (mas está com a vírgula no lugar errado);
- Tensão em Volts, 4mV LSB;
- Potência em Watts;
- Corrente em Ampéres;

        O INA219 ficou com um offset considerável no valor da corrente, cerca de 30mA, e um pouco no valor da tensão, mas acho que é por causa da montagem "aranha", futuramente farei uma integrada em uma só placa. Por hora já esta com a precisão que preciso e prova o funcionamento do firmware. Comecei a estudar o MSP430 há poucos meses e ainda estou penando muito para programá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário