terça-feira, 13 de novembro de 2018

Aproveitamento uma fonte de alimentação do PlayStation3 com medidor baseado no INA226.

       Ganhei um PS3 Fat estragado (RLOD) que não tem mais conserto. Nesta versão de hardware, a fonte vem em uma subcaixa de plástico. Ela tem entrada universal (100~240Vac) com PFC ativo e fornece até 23A @ 12Vdc. Tem ainda uma saída auxiliar de 5Vdc e um sinal de controle que habilita/desabilita a saída de 12 Vdc. Infelizmente não achei seu esquemático.

Placa da fonte vista de cima (ref. EADP-300AP).
Placa da fonte vista de baixo. Adicionei os postes metálicos de parafusos e os poste de plástico tive que furar a placa.

        Para aproveitar esta fonte, fiz uma placa que tem um PIC12F1840 para controlar a habilitação da saída de 12V bem como mostrar a medição de tensão e corrente realizada pelo INA226 em um display OLED de 128x64 pixels. O INA226 mede a corrente através de um shunt de 0,001Ω da própria fonte. Retirei os conectores das saídas de 12V e 5V. No lugar do conector de 12V foi soldado diretamente a fiação de saída e no lugar do conector de 5V, foi ligado um fio para alimentar esta placa de controle bem como o fio de controle da saída de 12V.

Detalhe mostrando a placa de controle fixada em um dos postes metálicos.
Placa de controle vista de lado.


Esquemático. Note que neste caso, o INA226 mede a corrente pelo lado baixo, razão pela qual não pode ser usado o INA219.


Detalhe mostrado os fios esmaltados atravessando a placa da fonte e que ligam os sinais IN+, IN-, GND e VBUS do INA226.
Detalhe mostrando onde foram ligados os sinais IN+, IN-, GND e VBUS do INA226.
Detalhe dos opto acopladores de controle, proteção e realimentação.
Foram usados vários fios para suportar 20A.
Fonte ligada mas com a saída desabilitada. Note que infelizmente o offset de corrente ficou bem alto devido a distância entre os terminais do INA226 e o shunt.

Saída habilitada e sem carga. A medição de tensão do INA226 é bem precisa mas o offset de corrente continua muito alto.
Com uma lâmpada dicróica ligada como carga. A diferença de tensão ocorre porque o múltimetro está medindo no conector de saída, depois do shunt.
Medindo a corrente com o múltimetro. Ao contrário da tensão, a corrente precisa ser calibrada através de uma constante em um dos registros do INA226.

Nenhum comentário:

Postar um comentário