terça-feira, 17 de julho de 2018

Teste do alicate-amperímetro UNI-T UT216C.

        O alicate-amperímetro UNI-T UT216C tem uma característica muito especial: mede corrente DC, pois seu sensor de campo magnético é um sensor Hall linear em vez de uma bobina, assim ele é muito útil para reparar a parte elétrica em automóveis já que não é necessário desfazer uma ligação para medir corrente. Ele também mede corrente AC (TrueRMS) como os comuns alicate-amperímetros, tensão DC/AC (também TrueRMS), temperatura (o sensor vem incluso), resistência/continuidade/teste diodo/capacitância e frequência. Outra vantagem dele é o display com 6000 contagens.

UNI-T UT216C visto de frente.

UNI-T UT216C vista de trás com o compartimento das pilhas aberto.

Pontas de prova. Mais simples que as do UT81B e sem os jacarés.

Detalhe da garra de medição. Note que a seta em cima do "+" indica o sentido de corrente DC.

Botão da lanterna na lateral. Somente um LED branco e fraquinho mas é bem útil.

Medição de corrente AC. O backlight do display está ligado.

Medição de corrente DC, note o offset no valor.

Valor da corrente DC de uma lâmpada dicroica de 12V/50W ligada em uma bateria de 12V.

Mesmo valor mas com o fio invertido mostrando que o UT216C mede o sentido da corrente. Note que há um offset positivo e constante, mas dentro da tolerância do UT216C.

Medindo corrente AC de um Chuveiro elétrico. Tente sempre manter o condutor no centro da garra para uma medida mais precisa.


Sensor de temperatura que veio incluso.

Mostrando a temperatura.
Em um carro com o motor ligado, medindo a corrente que entra no terminal da bateria.
Medindo a corrente que sai do mesmo terminal da bateria.


2 comentários:

  1. Comprei esse alicate e até agora estou gostando das medições dele, principalmente por causa da medição da corrente DC.

    ResponderExcluir
  2. A medição de corrente DC foi o principal motivo de tê-lo comprado, muito útil para baterias de no-breaks e de automóveis.

    ResponderExcluir