terça-feira, 13 de junho de 2017

Resenha do Shimano Nexus5 e Roller Brake, primeira parte.

        Este blog era para ser também sobre ciclismo mas até agora não postei nada sobre o assunto. Bem... antes tarde do que nunca.
        O Shimano Nexus5 é um cubo para rodas traseiras muito especial, ele tem internamente um conjunto de engrenagens planetárias que disponibilizam 5 relações de marcha que pode ser trocadas mesmo com a bicicleta parada, perfeito para uso urbano.
        Esta tecnologia parece nova e revolucionária mas este cubos existem desde o início do século passado. A diferença é que agora tem-se mais marchas e a durabilidade é maior.

Cubo de 3 marchar da Sturmey Archer de 1910!
Dois modelos atuais de cubo de 3 marchas da Shimano: O da esquerda possui freio contra pedal (que já usei e é muito robusto e durável) e o da direita, com freio Roller-Brake.
Cubo Shimano de 5 marchas (Nexus5) com seus acessórios.

Top da Shimano: Shimano Alfine.




O alemão indestrutível da Rohloff, o mais Top de linha e único que substituí um câmbio convencional numa montain bike. Note o enorme braço anti-torque.
        Pelo fato de todo o mecanismo estar dentro do cubo, não está sujeito a detritos, água da chuva e lama, tornando-o muito mais resistente. A relação de marcha é menor que um câmbio convencional, porém as marchas podem ser trocadas mesmo coma a bicicleta parada.

Para o NEXUS5 tem-se:
Marcha:  Relação:
  1      1:0,750
  2      1:1,001
  3      1:1,159
  4      1:1,335
  5      1:1,545

Para o NEXUS3:
Marcha:  Relação:
  1      11:15
  2      1:1
  3      15:11

Instalação:
        Instalei o NEXUS5 na minha Dahon. Ela veio com uma catraca de 7 marchas, 14 a 28 dentes, e com uma coroa de 52 dentes que mantive. A largura do eixo do NEXUS5 é a mesma, entrando no quadro sem folgas ou apertos. O cubo original tem 28 furos, típico dessas bicicletas dobráveis, assim tive que comprar um aro novo com 36 furos compatível com o NEXUS5.
        Por usar o eixo central como engrenagem e dependendo da marcha selecionada haverá um grande torque sobre o mesmo, sendo necessário o uso de arruelas específicas que impedem a torção (arruelas anti-rotação).


Arruelas anti-rotação para NEXUS5, NEXUS8 e ALFINE. São usadas em pares e as cores denotam o angulo da gancheira do quadro: Verde e azul para gancheira vertical (da qual usei), merrom e amarelo para horizontal e cinza e preto para 20° a 38°.


Arruela anti-rotação exclusiva do NEXUS3. Por ter um relação pequena só é necessário uma e tem a vantagem de poder ser usada em qualquer ângulo da gancheira.
Shimano NEXUS5 montado no aro visto do lado oposto ao pinhão. Este cubo já rodou mais de 4500km! E continua funcionando bem.


Tampa protetora removida. Note que a vedação é muito eficiente, não permitindo entrar contaminantes na graxa do rolamento mesmo depois de 4500km rodados. A lubrificação também se manteve.

Tampa protetora retirada.

Lado do pinhão com o cabo e roldana de troca de marcha removidos. Note o desgaste dos dentes do pinhão.
Pinhão e proteções removidos. Note, neste lado, que a proteção também é muito eficiente.

Freio Shimano RollerBrake com cabo já montado.

Lado interno. Note os roletes que dão nome ao freio e os dentes para encaixe no cubo.

No próximo post mostrarei como fica a instalação do roller brake no cubo NEXUS5 e todo o conjunto no quadro da bicicleta.

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